INICIANDO A QUARTA GESTÃO, A ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE MEDICINA DA CIDADE DE PASSO FUNDO, A PRIMEIRA DO GÊNERO FORA DAS CAPITAIS brasileiras, cumpre o seu papel de forma inequívoca.
Desde 2003, as diretorias têm se empenhado para estruturá-la cada vez melhor, dar-lhe visibilidade no cenário local e nacional e oferecer uma interessante programação de conferências sobre os temas mais amplos da ciência médica e da atualidade que nos cerca, onde participam não apenas os acadêmicos, mas também a classe médica, estudantes universitários, dentre outros.
Este livro foi escrito por muitas mãos. O historiador Marco Damian realizou excelente pesquisa biográfica sobre os patronos, resgatando dados importantes. Cada acadêmico contribuiu com seus próprios dados, pautados por discrição e humildade. O trabalho dos organizadores foi, por certo, muito facilitado pelo envolvimento de todos.
Idealizado na gestão de Júlio Teixeira, iniciado durante a gestão de Juarez Tarasconi, desenvolvido na de Rui Donadussi e, finalmente, publicado na de Plácido Scussel, este livro demonstra o espírito de cooperação e trabalho integrado desenvolvido pela novel Academia.
Por fim, e não menos importante, o livro auxilia na compreensão dos motivos que levaram a cidade de Passo Fundo a ser apontada pelo IBGE como o terceiro pólo médico do sul do Brasil. Boa leitura.
Osvandré Lech, Ruy Donadussi, Juarez Tarasconi