A IDEIA DE INSTALAR UMA ACADEMIA DE MEDICINA NO PLANALTO MÉDIO NÃO É NOVA, JÁ QUE A PARTIR DOS ANOS 70 A REGIÃO EXPERIMENTOU GRANDE desenvolvimento científico com a instalação da Faculdade de Medicina. Desde então, várias especialidades médicas oferecem atendimento de primeira qualidade; além disso, um sem-número de publicações nacionais e internacionais, livros, materiais cirúrgicos, pesquisa básica são desenvolvidos pelos médicos passo-fundenses. A realização de eventos médicos e a participação política na vida diretiva de Sociedades é também conhecida.
As tratativas iniciais sobre a formação da Academia aconteceram entre Ruy Donadussi, Carlos Madalosso, e Diógenes Baseggio.
A primeira diretoria é composta por Júlio César Canfild Teixeira (Presidente), Juarez Tarasconi (vice-presidente), Sérgio Lângaro (Secretário), Firmino da Silva Duro (Tesoureiro).
Foram selecionados 41 Membros Titulares, que ocuparão 41 cadeiras, cada uma com o nome de um Patrono, que homenageia postumamente os colegas já falecidos.
A instalação oficial da Academia Passo-fundense de Medicina está prevista para o dia 30 de Maio próximo. (Jornal da AMRIGS, 2003)