Foi inaugurada a Seccional de Bauru/Botucatu da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a nona e última do Estado de São Paulo. A solenidade oficial será no auditório do Hospital Estadual Bauru, e os primeiros responsáveis pela instituição serão Emilio Carlos Curcelli, do HC Unesp de Botucatu e Orlando Costa Dias, do Hospital Estadual Bauru.
Para o presidente da SBOT-SP, professor Tulio Diniz, a inauguração da Seccional conclui o desafio assumido há dois anos, quando a entidade que congrega 3.800 ortopedistas no Estado resolveu fazer uma descentralização que respeitasse as diferenças regionais e facilitasse a transmissão das necessidades e reivindicações dos especialistas à sede estadual. As duas Seccionais restantes são de Sorocaba e de Santos.
Para o presidente da SBOT Nacional, o gaúcho Osvandré Lech, a atribuição das Seccionais de trazerem ao organismo estadual seus pleitos e reivindicações apresenta vantagens importantes, pois a nova Diretoria da entidade tem como prioridade a valorização profissional e a prevenção do imenso número de acidentes e de casos de violência que exigem a intervenção do ortopedista e do traumatologista. Ao assumir o cargo de presidente, há poucos dias, ele reafirmou que a evolução da Medicina tem criado novas armas e recursos para a especialidade, mas ressaltou que esse progresso tem um custo, exige tanto a atualização constante do especialista, como que os hospitais se equipem adequadamente, e cabe à SBOT lutar por isso, em benefício de seu associado, e também em benefício do paciente, que é a razão do trabalho do ortopedista.