Planejar ações a longo prazo sem se descuidar dos temas do dia a dia será um foco constante da gestão 2011. Para isso, optamos pela prática democrática na hora de tomar as decisões. Isso será realizado através de reuniões constantes da diretoria com a presença dos presidentes das comissões, estabelecendo assim um consenso e ações integradas.
A novidade administrativa fica por conta da criação de três novas comissões: Comissão do Resgate da História da Ortopedia, em que todos os documentos originais serão digitalizados e catalogados; Comissão da Nova Sede, que avaliará a necessidade e viabilidade de ampliarmos nosso local de trabalho, hoje bastante acanhado; e a Comissão Interinstitucional, que organizará uma agenda para negócios buscando uma melhor interface entre a nossa Instituição e a indústria, objetivando uma coordenada busca de recursos para a execução dos diversos projetos planejados.
A informação e comunicação será implementada com os Informativos Eletrônicos Semanais. Cada semana abordará uma área diferente: diretoria, defesa profissional, regionais e comitês, eventos científicos. Assim, todos conhecerão os assuntos pontuais praticamente no momento em que estão acontecendo.
Além disso, substituímos membros nas comissões já existentes. Esta tarefa foi muito árdua, pois o celeiro de colegas capazes e disponíveis para trabalhar pela SBOT é muito amplo. A diretoria, associada às comissões, todos os comitês e regionais, perfazem o número de cerca de 2 mil pessoas, compondo a chamada máquina administrativa nacional da SBOT. Com isso, trabalhando de forma estruturada e planejada, realizaremos ações em defesa do ortopedista brasileiro em todas as suas necessidades, desde a defesa profissional até a atualização científica e suas necessidades institucionais.
Ao projetar mais de 10 mil membros neste ano, a SBOT consolida uma liderança mundial em termos numérico e estrutural. Nosso maior desafio é que possamos realizar ações que satisfaçam a grande maioria dos associados, pois a Sociedade pertence a seus membros. No escopo de tantas pessoas será impossível agradar a totalidade, mas nosso dever é receber as críticas, por vezes ácida, e perceber que isso pode ser útil à percepção e o direcionamento de ações. A SBOT está entre as mais ativas sociedades pela participação de seus membros, e isso é motivo de orgulho e estimulo as ações da diretoria.
Osvandré Lech
Presidente da SBOT